Um tempo atrás uma amiga minha carioca fez o seguinte comentário sobre os gaúchos: “Vocês não pronunciam os esses no fim das palavras... vocês falam minhas mão, meus pé[sic] etc...”. Confesso que fiquei meio sem graça diante desse comentário porque percebi que ela tinha toda a razão. Tentei argumentar que eles não pronunciam esses e sim “xis” no fim das palavras, mas não tive sucesso. Pode reparar, qualquer hora você mesma vai soltar um “...vou escovar os dente”. Parece horrível, mas é assim mesmo.
O pior disso tudo é que, não satisfeitos em não colocar no plural aquilo que deveria ser colocado, nós temos uma mania horrorosa de colocar no plural aquilo que não é! Afff... parece birra né, mas me diz se “Decorações” existe? “Comunicações”, “Sinalizações”... isso me ocorreu agora, vez ou outra me lembro mais algumas. Pra mim, as palavras decoração, comunicação, sinalização... são praticamente substantivos coletivos!
Alguma coisa está errada...
Nenhum comentário:
Postar um comentário