quarta-feira, 5 de maio de 2010

Terapia

Terapia para leigos e/ou curiosos, em 10 etapas.

1- Para fazer terapia não precisa ser (completamente) louco.
2- Desculpe informar mas se você não se acha NADA louco, ou você é cego (e louco) ou extremamente chato e previsível.
3- Terapia não precisa custar os olhos da cara, tem muita gente boa praticando preços acessíveis.
4- Terapeuta que é terapeuta não diz o que você tem que fazer, só te ouve e organiza teus pensamentos.
5- 99% dos seus problemas é causado e/ou alimentado por você logo, ninguém mais adequado que VOCÊ para resolvê-los.
6- Um problema pode sim ter uma causa bem concreta, mas isso não é o que importa num tratamento.
7- Um dos aspectos mais importantes quando nos tratamos é diminuir a razão e deixar aflorar os sentimentos. Não tente explicar ou justificar, o terapeuta ali é outra pessoa.
8- Mesmo com um bom profissional não podemos esperar que tudo caia do céu: nossa participação extra-consultório é fundamental para o sucesso do tratamento.
9- O que devemos buscar não é a origem dos problemas, mas sim porque eles continuam se repetindo.
10- Se você realmente não vê motivos para aderir a uma terapia, não faça. De repente você é um feliz desencanado... que inveja!

Um comentário: