domingo, 26 de julho de 2009

... quem sabe um curso de Mosaico na França?

Enquanto tentava lembrar em quais momentos da minha vida tive atos corajosos e superei meus medos (quem se interessar pelo assunto, favor olhar a revista Vida Simples deste mês) me ocorreram lembranças muito bacanas dos meus anos passados. No entanto, uma coisa que atrapalha as boas lembranças - e talvez seja o seu caso também - é que sempre temos a tendência de guardar mais lembranças tristes e de derrota do que momentos felizes e de superação. Dizem os especialistas que isso faz parte do nosso mecanismo de sobrevivência, ou seja, precisamos lembrar mais "do que não fazer” para não repetir experiências catastróficas e assim nos mantermos vivos do que simplesmente utilizar nosso espaço na memória para armazenar o que é bom e inofensivo.
Mas bem, toda essa introdução foi para dizer que nesse momento em que fiquei remexendo experiências passadas, me vieram a cabeça situações que vivi que foram espetaculares e me renderam bons aprendizados, e daí veio a idéia de colocar no blog...

... dez coisas que devemos fazer nessa vida!

Chega daquele papinho de plantar árvores e escrever livros. Até concordo que sejam feitos relevantes e não os menosprezo, mas acho que tem muito mais coisa boa pra se fazer nessa vida e que ninguém lembra. Também não se trata de uma lista interminável do tipo “100 coisas para fazer antes de morrer” que acabam nos deixando mais estressados do que empolgados, imaginando que somos loosers se porventura não tenhamos feito nem 10 por cento do que o autor julga importante.
Trata-se de um pensamento escrito... pode ser uma dica ou simplesmente um desabafo. Você não precisa fazer nenhuma das ações sugeridas aqui para ser uma pessoa feliz, que isso fique bem claro! Ah, mais uma coisa, todas as recomendações abaixo estão linkadas ao tema ‘coragem e superação’, ou seja, são situações que apesar de parecerem desfavoráveis e difíceis à primeira vista, se mostram extremamente compensadoras quando rompemos a barreira do medo.

1- Dirigir uma moto;
2- Fazer uma viagem para um lugar onde você não fale a língua;
3- Se formar em uma faculdade;
4- Adotar um bicho de rua (ok, pode ser comprado, o que vale é cuidar dele);
5- Testar uma nova receita ou provar um novo prato;
6- Pular de bungee jump;
7- Mudar totalmente o corte (ou a cor) de cabelo;
8- Ensinar alguma coisa a alguém;
9- Dizer uma palavra amiga em uma hora difícil;
10- Fazer alguma coisa que você jamais faria, só por saber que isso deixará alguém muito feliz.

Carpe Diem!

Um comentário:

  1. Bem, eu diria que mais importate do que tudo é manter-se viva para poder aproveitá-la, até mesmo as surpresas que nos aparecem. Para mim, moto e bungee jump contrariam este princípio.
    Encontrar uma atividade que além de lhe garantir o sustento lhe dê prazer é bem mais desafiador do que um diploma, cada vez mais estou convencida de que as pessoas se conformam com um canudo, socialmente aceito, a seguir sua vocação.
    Concordo com todas as outras opções; vivenciar é sempre a melhor opção, seja para dar risada, seja para não repetir...

    ResponderExcluir