A pergunta que não quer calar: afinal, o projeto Pontal do Estaleiro é bom ou não é bom para a cidade?
Já se falou em propina, em alteração de plano diretor, em abandono por parte da prefeitura, mas na verdade, o que importa mesmo é o que significa a implantação de um empreendimento desse porte, neste local para a cidade de Porto Alegre.
O projeto seduz, não há duvidas. O cidadão comum, leigo, que está acostumado a ver a orla do Guaíba largada sem nenhuma proposição de uso acaba se deixando impressionar pelo material promocional, e não o culpo por isso. O desenvolvimento de um município é sempre bem visto, ainda mais em tempo de grandes investimentos, quando o assunto está em voga por conta dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
O fato é que este assunto não deve e não pode ser avaliado isoladamente, sem que sejam considerados todos os segmentos envolvidos e atingidas pelo seu impacto, os precedentes que se abrirão, as tensões internas que se acirrarão, e toda a repercussão que está atrelada ao veredicto final da sua implantação.
Um referendo? Um plebiscito? Não sei se seria o mais adequado, enquanto não pudermos contar com a divulgação correta e isenta dos fatos, não acredito que a população de Porto Alegre esteja em condições de decidir sobre a alternativa mais adequada. Os projetos e as pesquisas desenvolvidas dentro da prefeitura, dos órgãos ambientais e demais organismos independentes não são sequer divulgados, nem perto da publicidade direcionada das incorporadoras.
Não sou a favor da implantação do projeto tal com ele está sendo proposto. Não posso concordar que o instrumento de planejamento por excelência do município – o Plano Diretor - seja atropelado e alterado de forma escusa sem a ampla participação da população. Não aceito que um punhado de vereadores comprados decidam o futuro da cidade nem o caráter da nossa orla, ou nossa interface com o bem maior bem do cidadão portoalgrense, o rio Guaíba.
Por outro lado não acho que a saída seja simplesmente o veto, aniquilar com o projeto e voltar a estaca zero, congelando a nossa orla mais uma vez no abandono e descaso sem que esta cumpra com seu papel de espaço urbano ou de preservação ambiental para se resumir a um espaço reprodutor de criminosos e delinqüentes.
Sou a favor de uma reformulação de base no projeto, com ampla divulgação de informações, participação de populares, entidades e demais interessados, onde sejam contemplados os interesses dos cidadãos como um todo, não apenas de uma parcela ou de uma classe. Sou a favor de um trabalho em conjunto, com transparência, sem pressa e sem pressões. Se isso não for possível, o desenvolvimento que me desculpe, mas a ética é fundamental.
Saiba mais.
Sandrix... ta dficil ate' de ler teu texto nessa manha fria, imagina a popula'ão votando... essa historia do estaleiro me assusta, vamos ver se vai dar pra fazer alguma coisa... depois vou ler teu texto com calma... alias, antes q eu esqueca... nao entendi a parte do esgoto da arena, depois a gente senta e conversa... desculpa a bagunça de pensamento, meu cerebro ainda nao esquentou....
ResponderExcluirbeijo... Nanda
PS: eles nao lambem só o oleo, eles comem os restos e lambem os pratos, pra nao sujar a caixa de gordura, hehehe.
sandrix pra prefeita!
ResponderExcluirbj biba