O que se passa na cabeça das pessoas? Como as pessoas interagem com o mundo a sua volta ? – e me incluo nessa pergunta também. De diversas maneiras, ok. Mas, pensemos em nós. Para cada um que porventura venha a ler este post, fica a pergunta: como você interage com o mundo a sua volta?
Na minha opinião existem quatro maneiras de classificar o nosso nível de interação, de acordo com a nossa passividade ou atividade diante das coisas, são elas:
nível zero - Passividade diante da ignorância >> ou seja, não fazem coisa alguma porque simplesmente ignoram o que acontece àsua volta. São aqueles indivíduos que só consideram a sua parte individual, não tem a menor consciência de cidadania e sequer sabem o significado da palavra filantropia.
nível um - Passividade diante do conhecimento >>> é quando mesmo sabendo do que acontece no mundo, na cidade ou no seu bairro, se limitam àlguma indignação seguida de resignação (aqueles que descarregam toda a sorte de palavrões em frente ao Jornal Nacional, e no dia seguinte nem se lembram do que viram), são os famosos ‘anestesiados’ sabem de tudo mas não se mobilizam para nada.
nível dois - Atividade resignada >>> quando existe o conhecimento, existe a vontade de mudar, mas não sabem bem como, e aí começa a dar uma preguiça... de vez em quando discursam em prol da Amazônia, nos repassam e-mails sobre tráfico de animais silvestres, assinam petições, etc, mas na hora do ‘vamos ver’ sempre acham alguma desculpa para não participar.
nível três - Atividade efetiva >>> quem faz a diferença. Sabe aquele seu vizinho que institui a separação do lixo no condomínio todo quando isso nem era moda? Ou aquela médica veterinária que disponibiliza regularmente parte do seu precioso tempo em prol da castração voluntária de animais domésticos? Lembra daquela amiga que não tem grana, muito menos tempo sobrando, mas dedica grande parte do seu dia às causas que lhe abraçam? Pois é, dessas que eu falo.
Acho q me encaixo no nivel 2, heheeh
ResponderExcluirThais