quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - IIIc

Para não perder o costume.

Acentuação parte c:

Nova Regra - Não se acentua mais a letra "u" nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de "g" ou "q" e antes de "e" ou "i" (gue, que, gui, qui)
Regra Antiga - argúi, apazigúe, averigúe, enxagúe, enxagúemos, obliqúe
Como Será - argui, apazigue,averigue, enxague, ensaguemos, oblique


Nova Regra - Não se acentua mais "i" e "u" tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo
Regra Antiga -baiúca, boiúna, cheiínho, saiínha, feiúra, feiúme
Como Será -baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume

obs. Se você ainda ficar na dúvida, faça como eu, substitua o pernóstico ENXAGUE por um prático 'passar uma aguinha'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário