quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Missão Impossível

Ser pedestre em Porto Alegre é uma tarefa dura, senão perigosa. Não é novidade que o traçado de nossa cidade sempre privilegiou o veículo em detrimento do passante, seja pela largura ínfima das calçadas (literalmente o restinho que sobre do projeto das pistas), seja pelos semáforos de três fases mais conhecido como‘mata-pedestre’ – quando você acha que os carros pararam, lá vem um ônibus no sentido contrário, ou quem sabe pela falta de educação dos motoristas. Falta de educação, falta de fiscalização, o que interessa é que os pedestres parecem que estão sempre fugindo dos veículos como baratas do inseticida. E o pior é que nem sempre basta a boa educação do motorista, por exemplo, algumas faixas de segurança são tão mal colocadas que se você parar o carro para um sujeito atravessar, está correndo sério risco de ser abalroado pelo cara que vem atrás.

Recentemente aconteceu uma coisa que me fez ter certeza que além de todos os problemas de projeto já existentes (talvez por Porto Alegre não ter sido uma cidade muito bem planejada lá nos primórdios, etc..) os projetistas de hoje ainda seguem ajustando as vias para o veículo e castigando ainda mais o pobre pedestre.
Para entrar na av. Farrapos a partir do túnel (quem vem pela Osvaldo Aranha) é preciso contornar a elevada da Conceição e quebrar à direita em uma ruazinha estreita. Pois então, nesta ruazinha estreita para a Farrapos, os carros deveriam parar permitindo assim que o pobre pedestre pudesse atravessar esse trechos (que é bastante utilizado) com alguma dignidade, sem parecer um fugitivo. Agora algum esperto do planejamento bolou um corredor protegido para que os carros entrem na av. Farrapos sem precisar parar. Gostaria de saber quando os pedestres vão atravessar??? Francamente, com todo respeito à pessoa, gostaria que a mãe do engenheiro que bolou esse desvio precisasse pegar um ônibus naquela parada...

Um comentário:

  1. Vc esqueceu de mencionar a entrada e saída de veículos nas garagens, que não têm sinal visual, nem sonoro, indicando que o portão está sendo aberto...

    ResponderExcluir