sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Campanha “Fale Errado, fale em Português”

Se você está cansado de olhar nas vitrines “SALE” ou “OFF”, ao invés de Liquidação e Descontos... Se você tem dificuldade de entender os informativos imobiliários, em que constam espaços denominados como “WEB SPACE” , “LOUNGE TEEN”, “FITNESS CENTER”, “KIDS PLACE” e o escambau... Se você está de cara de andar pelo Xópim e ter a nítida impressão de que está nos Esteites quando só vê ao seu redor nomes de lojas, cartazes e filmes com nomes estrangeiros, enfim, praticamente tudo em outra língua... bem vindo ao clube!

Você não está sozinho, una-se a nós e faça a sua parte!
Nós do grupo “Sou Brasileiro, Mané!” estamos lançando a campanha “Fale Errado, fale em Português” visando a desmoralização dos estabelecimentos/instituições/pessoas que adquiriram o péssimo hábito de se comunicar em inglês*.

*O grupo combate o uso indiscriminado de termos estrangeiros, focando principalmente no inglês, que é o idioma preferido dos Wannabes, mas não se restringe só a ele.

Mais conhecidos como Wannabes (tradução literal: “Quero ser” uma alusão ao “querer ser” estrangeiro e não brasileiro – e aqui chamaremos de Uanabís), esse grupo tem contribuído para diversos males modernos, entre eles o empobrecimento da língua portuguesa - ao introduzir estrangeirismos* ao nosso vocabulário, o estresse causado àqueles que não dominam estes idiomas e se veem (é sem acento! É sem acento!) marginalizados e sem acesso às informações, e ao surgimento de uma terceira língua, que não é português, nem inglês, nem nada, mas é onde queremos chegar.

*Estrangeirismo é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que não tenha equivalente vernácula em nossa língua.

Usemos como exemplo o diálogo entre um conhecido meu e o motorista de táxi que o conduzia pelo Rio de Janeiro.

- Bom dia, nos leve ao hotel Sheraton, por favor.
- Como?
- Hotel SHERATON, por favor, ali próximo a entrada da Rocinha.
- Não senhor, não tem nenhum hotel com esse nome por ali... o senhor tem certeza?
- Meu amigo, nós temos uma reserva, por favor AO SHERATON!!
- Olha senhor, eu moro aqui há 35 anos... e ali onde o senhor quer ir, só tem o hotel Xeratão.
- ... (pausa dramática)
- não sei se...
- Ah... Xeratão! Desculpe é esse mesmo.

O glorioso motorista, sem saber, já é automaticamente um membro de destaque do grupo “Sou Brasileiro, Mané”. Ele registrou seu protesto contra os estrangeirismos de maneira simples e pacífica.

Senhoras e senhores, lhes apresento o primeiro mandamento do grupo:
"Pronunciarás os estrangeirismos, como se em português fosse"

E você, já desmoralizou um uanabí hoje?

2 comentários:

  1. Não está sendo radical de mais? O texto está engraçado; mas o estrangeirismo ocorre em todos os idiomas. Vou tentar me adaptar, como seria o blog em português (meu dicionário de inglês não tem esta palavra, mas não acho que seja português).Relp!

    ResponderExcluir
  2. ola ?!, acho que sim, estou bem radical nesse aspecto, mas como diria Lutzemberger - um dos meus idolos - para o mundo dar um passo, algumas pessoas precisam dar 10.

    ResponderExcluir