domingo, 22 de agosto de 2010

1 + 1 = 1...

Nós somos um só, certo?
Quando eu digo "nós" eu quero dizer cada um de nós seres humanos. A Sandrix é uma pessoa, a Rosi é outra, a Thais é outra e por aí vai. É isso?
Pois é, parece óbvio que sim, mas hoje tive um pensamento que me deixou na dúvida.

Na verdade meu pensamento foi uma frase: "o autoconhecimento é uma forma de respeito por nós mesmos". Como o verbo respeitar sugere que alguém respeite outro alguém... fiquei pensando se podemos nos dividir em dois.

Só assim a minha frase faria sentido.
Como se a minha parte A (a racional, responsável pelas ações) topasse fazer alguma coisa pouco comum para atender alguma necessidade da minha parte B (a parte sensível porem irracional). É como lidar com animais... você sabe que o que eles querem não faz nenhum sentido para você (e as vezes parece que nem para eles!) mas você aceita aquilo em nome de uma espécie de respeito, compreensão, evolução.

Assim eu me vejo as vezes. Lidando em duas partes: uma racional que tem poder sobre a outra... mas que não adianta se impor e vencer a qualquer custo; ambas devem caminhar juntas. Precisamos ter respeito pelo nosso lado animal sob pena de sermos devorados por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário