Não é uma coisa simples você se tornar um cidadão italiano.
Tanto fizeram e anunciaram, não sei se desistiram no meio do caminho ou encheram o saco que agora está praticamente impossível de conseguir seu passaporte em menos de dez longos anos.
Estou nessa há (apenas) oito anos.
Comecei em 2001 juntando as certidões do meu avô, do meu pai e minha, visto que o antepassado italiano já tinha sido alvo de um processo anterior bastando anexar meus documentos ao processo iniciado.
Em meio ao processo montado descobri que meu avô havia invertido os nomes no período entre seu nascimento e casamento... e não tinha documentado em lugar algum. Lá vai Sandrix provar por A mais B que Mário Danilo e Danilo Mário são a mesma pessoa. Depois de meses de processo, junto os papeizinhos e me toco pro Consulado. Entregeui o montinho de certidões e recebi de um velhinho muito pouco simpático a informação de que entrariam em contato quando da avaliação do meu pedido. Ok, fui pra casa contando os dias, visto que naquela época ainda alimentava a idéia de fazer um intercambio ou passar uma temporada na Europa. Esperei, esperei, espereeeeeeei... longos sete anos, até que chegou em minha casa uma correspondência agendando minha apresentação em local e hora definidos.
Uau, tinha até me esquecido!
O pior vem agora: depois de contactar o responsável pelos agendamentos fiquei sabendo que deveria apresentar (hoje, fevereiro de 2009) a documentação com data igual ou anterior ao ano de 2001. Ou seja, eu deveria ter guardado todos os papeis daquela época, sem extraviar nenhum. Ok, até entendo que eles deveriam continuar válidos, visto que estou esperando ser chamada desde aquela data, mas o que me preocupou foi a afirmação de que eu precisaria SIM estar com os papeis datados de 2001 sob pena de não conseguir dar andamento ao processo! Quando perguntei o porque dessa restrição, recebi como resposta: “Como vamos saber se você está realmente agendada desde 2001 se você não apresentar os documentos da época?”, trocando em miúdos: o Consulado precisa de provas de que o Consulado (sim, o mesmo) não está me favorecendo na fila de processos.
Vou catar os pergaminhos, vai entender...
Nenhum comentário:
Postar um comentário